Como Ter Equilíbrio Financeiro

crédito

Crédito. Você sabia que o dinheiro é um meio de realização e o crédito só faz sentido se for para a gente crescer e ter uma vida melhor?

Investir em uma profissão ou negócio sem prejudicar o equilíbrio inclusive o financeiro é um passo importante para definir sua carreira pessoal ou profissional.

E para ajudar você a entender melhor como sair de uma situação adversa financeiramente preste atenção nessas perguntas e respostas.

Crédito

Estou com tantas dividas que só crescem mesmo depois de ter voltado a trabalhar, não estou conseguindo pagar, por onde começo?


O primeiro passo e saber qual o tamanho da sua dívida e para isso você deve começar a revisar seu orçamento pessoal.

Organize seus gastos entre aqueles que você pode ajustar. Comece por aqueles que são fáceis e que realmente podem ser ajustados como supermercado, feira, transporte, etc.

Pense também no que você pode fazer para aumentar seus ganhos mensais, organizando seu orçamento de uma maneira que funcione para você

Crie o habito de acompanha-lo comparando os ganhos com os gastos, pois o importante é que você esteja no controle de sua vida financeira.

Minha dívida já está acumulando há um bom tempo, estou desempregado (a) e não sei o que fazer para paga-la. O que devo fazer?


Quando a situação já vem acontecendo há mais tempo e o aperto é grande, fazer pequenos ajustes no orçamento provavelmente não será o suficiente, então avalie seu estilo de vida e veja o que está prejudicando seu equilíbrio financeiro.

Se você tem um carro que custa caro com manutenção, combustível, seguro, estacionamento, troca-lo por outro mais barato ou vende-lo pode ser o melhor caminho para você sair dessa.

Fiquei desempregado (a) e tudo atrasou. Como organizar as dividas em atraso já que tenho várias e não sei qual pagar primeiro.

A palavra chave para usar bem seu dinheiro é o planejamento.  Quando falta dinheiro e as dividas estão atrasadas é importante listar todas elas e fazer uma tabela com taxas de juros, as consequências do não pagamento e o valor devido.

As que tiverem taxas de juros mais altas devem ser priorizadas , pois quanto maior o atraso, mais rapidamente elas crescem e ficam impagáveis.

Além disso, se existir alguma consequências que empaque seu modo de vida, essa dívida também deve ser priorizada. Por exemplo um crédito com garantia que você pode perder seu carro.

Ainda temos as contas de água e luz, que se não forem pagas pode ocorrer o cancelamento do fornecimento de luz ou água.

Tenho muitas dividas atrasadas com taxas e datas diferentes. Eu posso pegar um novo empréstimo e renegociar essas dívidas?

Se você puder trocar as dívidas atuais por outra que tenha uma taxa de juros menor e uma parcela que caiba no seu orçamento, isso pode ser um jeito de retomar o equilíbrio financeiro.

A troca de uma dívida atrasada por outra com condições mais adequadas ao seu orçamento pode ser chamada de renegociação e ela é um dos caminhos para o equilíbrio financeiro.

Se você estiver negativado(a)  ao renegociar todas as suas pendências  você fica com o nome limpo.  Lembre se, o crédito só faz sentido se for pra gente crescer e ter uma vida melhor.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos e não esqueça de se cadastrar abaixo para receber mais informações de graça.

RECEBA GRATUITAMENTE

Digite seu endereço de e-mail para receber grátis novas publicações por e-mail.

Junte-se a 60 outros assinantes