Conta Corrente Essencial Para Você

conta corrente essencial

Conta corrente essencial. Você sabia que pode ter uma conta corrente nos grandes bancos sem pagar quaisquer taxas ou tarifas para mantê-la?

Se você já tem uma conta corrente ou pretende abrir uma, defina primeiro quais são os serviços que você utiliza ou vai utilizar dentro da sua conta.

São esses serviços que irão definir o valor que você pagará ao banco mensalmente para ter sua conta corrente e poder usa-la por completo ou não.,

Conta corrente essencial

Ao abrir uma conta corrente, geralmente os bancos oferecem pacotes e/ou cestas de serviços com mensalidades altas que incluem serviços que você nunca utiliza. Neste caso você acaba pagando por serviços do banco que nem sempre vai utilizar. 


Mas você pode ter uma conta bancária livre de tarifas. Isso é um direito de todo consumidor brasileiro, garantido pela Banco Central do Brasil.

Segundo a Resolução nº 3.919/2010 que regulamenta os serviços essenciais define que todos os bancos devem oferecer um conjunto de serviços gratuitos com operações básicas para a movimentação da conta. São os chamados serviços essenciais.

Se você optar pelos serviços essenciais terá direito de realizar gratuitamente uma quantidade de operações por mês, como quatro saques, dois extratos e duas transferências. Veja abaixo todas as operações incluídas.

Fornecimento de cartão com função débito e segunda via, exceto em casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outros.

Fornecimento de dez folhas de cheques por mês (desde que o correntista atenda aos requisitos exigidos pelo banco para a utilização de cheques).


Realizar até quatro saques por mês, em guichês de caixa, inclusive por meio de cheque, ou em terminal de autoatendimento.

Fornecer até dois extratos por mês com a movimentação do mês em terminais de autoatendimento e consultas via internet ilimitada.

Realizar até duas transferências por mês entre contas da mesma instituição e compensação de cheques sem limites.

Fornecer extrato anual consolidado, detalhando, mês a mês, as tarifas cobradas referente a juros, multas e demais despesas sobre operações de crédito.

Prestação sem limite de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Outra opção para não pagar tarifa é ter uma conta corrente digital oferecida pelas grandes fintechs como Nubank, Neon, Banco Inter, entre outras.

Para ter acesso a Tabela com os serviços essenciais de conta de depósitos à vista, clique no link abaixo:

www.bcb.gov.br

Se está informação foi útil para você, compartilhe ela com seus amigos que tem conta corrente em bancos e pagam por serviços.

RECEBA GRATUITAMENTE

Digite seu endereço de e-mail para receber grátis novas publicações por e-mail.

Junte-se a 60 outros assinantes